top of page

O segredo é viver o presente - Guga Dale

O que mais drena sua energia vital não é a sua vizinha invejosa, o seu chefe ranzinza ou o excesso de demandas que a vida exige.

Pasme, o principal sugador de sua energia vital são os seus próprios pensamentos. Uma mente ocupada é a maior consumidora de energia vital. Uma mente descontrolada drena nossa energia e nos deixa exaustos.

Considerando que a nossa mente determina, mais do que qualquer outra coisa, como e o que nós estamos vivenciando em nossas vidas, não queremos uma mente esgotada e com pouco espaço para se expandir, impedindo que o novo consiga entrar.

Quanto mais tempo passamos pensando no passado e no futuro, mais ficamos presos recriando o passado e as emoções negativas que o acompanham. O relacionamento primordial da nossa vida é aquele que mantemos com o agora, ou seja, com aquilo que acontece, com o que simplesmente é.

Repare que toda emoção negativa é uma resposta ao passado ou ao futuro, nunca ao presente. Vamos esclarecer que as emoções são chamadas de negativas, não porque elas sejam ruins ou erradas em si mesmas, mas porque criam perturbações na mente que afetam negativamente sua energia, sua perspectiva e sua qualidade de vida.

Se os níveis de energia estão baixos, a mente fica ainda mais presa na jornada do passado e do futuro. E isso traz mais pensamentos e emoções negativas (culpa, medo, remorso). Como resultado, a experiência positiva se torna ainda mais curta porque você não consegue estar presente pra ela. Você gostaria de aproveitar o momento, mas a mente está apegada demais a outro lugar para desfrutar o aqui e o agora.

Pense no que acontece quando você está irritado ou muito triste. Você fica com mais energia e foco, ou distraído e tenso? E quando sente alegria ou amor – como isso afeta sua energia e seu foco?

Já uma emoção positiva é chamada assim porque reabastece sua força vital. Ela nos traz de volta ao momento presente. E tudo o que queremos na vida está diretamente relacionado à nossa capacidade de nos desapegarmos do passado e do futuro e retornar ao momento presente.

Retirar o tempo da nossa consciência é eliminar o ego e o sofrimento. Este é o caminho espiritual - é todo o propósito de se praticar yoga, de meditar, de fazer terapia, de tomar banho de gelo, de fazer exercícios de respiração.

Na medida em que a mente está no presente, experimentamos tudo aquilo que queremos na vida: felicidade, amor, conexão, clareza, foco, vitalidade, e a sensação de estarmos plenamente vivos.


Viva o presente!



GUGA DALE iniciou seus estudos sobre yoga e meditação em 2002, quando ainda exercia a profissão de advogado. Em 2015, quando decidiu encerrar seu ciclo na advocacia, partiu para um ano sabático ao redor do mundo, época em que morou na Índia para aprofundar seus estudos e iniciar sua formação em instrutor de yoga e meditação.


Desde 2016 atua como instrutor de yoga e respiração consciente na cidade do Rio de Janeiro, além de co facilitar jornadas de meditação sonora (sound healing) e terapias integrativas de saúde, com formação em Renascimento, Tetha Healing e Barras de Access.


1 Comment


bebels.gomes438
22. 8. 2023

Que texto perfeito! parabéns!

Like
bottom of page