top of page

JUNK FOOD, SÓ QUE NÃO - Sandra S.

Todo mundo está pensando em fazer um detox, mesmo que não confesse. Há uma onda, sim, mas há também o passado que condena, a cintura que cresceu uns centímetros, tudo fato.


Queremos nos desintoxicar, e limpar quase tudo: fígado, vesícula, pensamentos, palavras…Aproveitando essa maré de consciência, logo surgem os mensageiros da boa nova. Agora, podemos comer de forma sã, parecendo que não!!! 


Daí vêm as propostas de hambúrguer vegetal, de feijoada vegetariana, de queijo de coco, de parmesão de castanhas, de leites que não são de vaca, nem de cabra, mas de amêndoas! Ah, como é bom pecar sem ir para o inferno!


A receita de hoje é um burguer de … quinoa e beterraba, com salada verde e pesto de salsinha e pistache.


Para o burguer, cozinho uma  xícara de quinoa bem lavada, até que fique bem mole, meio papa mesmo. Junto umas 2 colheres de salsa picada,  uma de cebolinha verde,  outra de manjericão, acrescento sal, pimenta e umas duas colheres de sopa de azeite. Junto uma beterraba ralada, moldo os burguers e levo ao fogo numa frigideira untada com azeite ou ghee. Selo dos dois lados em fogo alto.  Reservo.


Para o pesto, junto no processador: 1 xícara de salsa, 1 dente de alho, 1/2 colher de chá de sal, pimenta-do-reino a gosto,  1/2 xícara de pistaches, 1/2 xícara de azeite.


Para a salada verde, só duas recomendações:  usar as folhas mais tenras de uma variedade de alfaces e caprichar no molho.




SANDRA S. é carioca, formou-se em letras (cup-rio), com pós em literatura brasileira (puc-rio), e direito (ucam-rio). na frança, fez dois estágios profissionais de confeitaria na école lenôtre. hoje, escreve, traduz e cozinha. biblioteca.culinaria@gmail.com @setecolheres

Comentários


bottom of page