top of page

Banana é vitamina, e bolo de banana é um prato cheio!!! - Sandra S.

Quando falamos em banana, falamos da nossa terra, falamos da mãe, da mãe da mãe…Tem coisa mais regressiva do que bolo de banana? 


Saibam que nem só de cuca de banana vive o nosso universo. 


O bolo de banana de hoje é um achado: alguns ingredientes trazem um dado novo para o bolo de banana aparecer reinventado, como manda o novíssimo manual de sobrevivência, com um não-sei-quê energético, e ainda com certa leveza. 


Vale a experiência, especialmente para quem é chegado a ter cãibras, músculos fracos, pouca vitalidade.


Vamos lá: 

Pego 3 bananas maduras. Nanica ou prata. Amasso-as com o garfo, e reservo. Levo ao forno, para um susto rápido, um bom punhado de noz-pecã. 

Pico-as grosseiramente. Reduzo um pedaço de 50g de manteiga à consistência de pomada (assim: fechando o pedaço na mão, a manteiga-pomada sai por entre os dedos). Junto uma pitada de sal, 200g de açúcar (a receita original pede açúcar de confeiteiro, pra ficar mais leve, mas já fiz com demerara e mascavo), e misturo bem. 

Acrescento 2 ovos inteiros. Misturo, progressivamente, a 80g de farinha peneirada com 1 colher de chá de fermento em pó. 

Incorporo as bananas amassadas, as nozes picadas, um punhado de frutas secas picadas (vale passa, a própria banana-passa, cranberries…), raspas de um limão orgânico e uma pitada de noz-moscada. 


Asso em duas formas de bolo inglês, por 1 hora. Forno a 180º. 


Para finalizar, enfeito com pedaços de noz-pecã e uma leve chuva de açúcar, quase um sereno. Experimente, aposto que todo mundo vai gostar.




SANDRA S. é carioca, formou-se em letras (cup-rio), com pós em literatura brasileira (puc-rio), e direito (ucam-rio). na frança, fez dois estágios profissionais de confeitaria na école lenôtre. hoje, escreve, traduz e cozinha. biblioteca.culinaria@gmail.com @setecolheres



Comments


bottom of page