top of page

A saúde do sono - por Paula Gribel


Repouso do corpo e da mente, o sono é a oportunidade diária do nosso inconsciente trafegar por realidades sutis.

Através do sonho - sempre objeto de estudo, sendo hoje da neurociência - podemos conhecer o inconsciente.

No sono profundo, fazemos importantes conexões neuronais, regulamos nosso sistema neuroendócrino e secretamos hormônios de extrema importância para o equilíbrio do corpo e da mente: eles estão ligados diretamente à imunidade, longevidade e juventude.


O sono é uma extensão do funcionamento da nossa mente ao longo do dia, do estado pseudo “consciente” e da condição do nosso sistema nervoso simpático e parassimpático.

Pequenas pausas ao longo do dia podem transformar a qualidade do sono, uma vez que interrompemos um fluxo contínuo e frenético de pensamento com pequenas informações de repouso e estabilidade ao nosso sistema nervoso central.


No sono de qualidade, minimizamos o estresse oxidativo, produzimos hormônios importantíssimos para nosso sistema neuroendócrino e de rejuvenescimento, fortalecemos diretamente nossa imunidade e beneficiamos nosso emocional.


Isso mostra a importância de algumas práticas mentais e respiratórias, como também o uso de alimentos corretos e em horários adequados, plantas medicinais, óleos essenciais para o sono. Estas atitudes eficientes para a produção de melatonina de forma natural.

Algumas sugestões: Fique longe dos aparelhos eletrônicos na hora de dormir. Desplugue os aparelhos da tomada ao seu redor. A frequência do celular ligado perto da cama emite radiação e sinais prejudiciais para o sono.


Exercite-se no começo do dia.


Troque a cafeína por outras bebidas a partir do começo da tarde.


Separe um momento do dia para relaxar com respirações profundas que vão acalmar seu coração. Mesmo por apenas 1 minuto.


Antes de dormir faça de 3 a 5 minutos de respiração lunar: apenas com a narina esquerda, estando a direita tampada, respire profundamente. Ao mesmo tempo, estimule a glândula pineal com a ponta da lingua no céu da boca. Isso ativará o sistema nervoso parassimpático, que é nosso sistema de cura e repouso.


Quando dormimos, nosso campo ao redor do corpo está aberto. É desejável que ativemos um comando de proteção para que o sono se instale e se aprofunde.

E, se possível, mantenha um caderninho ao lado da cama. Anotar seus sonhos é uma prática reveladora!


Boa noite ✨🌙




Comments


bottom of page